PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE UM LOGOTIPO
Briefing
Além das questões estéticas, uma boa marca tem de ter um ótimo desempenho em todas as suas aplicações e transmitir com clareza a personalidade e os valores de uma empresa, produto, serviço ou evento.
Assim, é muito importante que você conte um pouco sobre aquilo que deseja transmitir com sua marca: qual o seu público alvo, quais são seus diferenciais, suas qualidades, seus concorrentes e outras informações que julgar relevantes.
Você poderá usar este pequeno roteiro para ajudar nessa tarefa.
Conceitualização
Hora de colocar a cabeça e as mãos para trabalhar. Nessa etapa interna, são feitas anotações e dezenas (ou centenas) de esboços com lápis e papel. Meu processo criativo é baseado em muitos desenhos à mão para que ele não sofra influência de algum recurso digital que possa tirar o foco nesse ponto tão importante.
Num segundo momento, esses rascunhos são filtrados, avaliados, eventualmente combinados. As melhores soluções são trabalhadas em desenhos mais elaborados. A conceitualizão é a etapa mais longa de todo o processo.
Desenhos
Definidos os conceitos, é hora de ir para o computador. Em softwares gráficos, as formas desenhadas à mão ganharão contornos precisos.
As cores serão avaliadas e aplicadas com todo critério e cuidado.
Proporções, simetria, equilíbrio, diagramação e outros detalhes construtivos serão reavaliados e ajustados para que sua marca venha ao mundo para encantar com a melhor performance.
Apresentação
Na conceitualização, costumam surgir mais de um conceito forte ou variações de um mesmo conceito. Assim, na etapa de apresentação podem ser disponibilizadas entre 2 e 3 opções de marca para escolha, desde tenham excelência, versatilidade e flexibilidade de aplicação.
Para sua escolha, essas marcas serão apresentadas em formato digital, com suas formas, cores e demais detalhes estéticos muito próximos do resultado final. Além das marcas isoladas, você verá versões monocromáticas, em tons de cinza, com aplicação negativa e nas configurações vertical e horizontal a fim de demonstrar todo o potencial do seu design.
Todo o trabalho baseia-se na internet. Será criada uma página exclusiva para você onde serão disponibilizados os layouts para visualização e aprovação. Além de ágil, esse meio permite a participação de quantas pessoas você quiser envolver na escolha - mesmo que estejam em lugares diferentes - otimizando o tempo e evitando a troca de mensagens com arquivos de imagens.
Finalização
A marca escolhida será redesenhada com total rigor técnico, onde os alinhamentos, concordâncias e demais detalhes serão ajustados com enorme precisão. Serão também aferidos os espaçamentos geométricos e óticos dos elementos, garantindo que o desenho final seja equilibrado, harmonioso e funcione bem em pequenos e grandes formatos.
Entrega
Sua marca está pronta para ganhar o mundo e fazer muito sucesso!
Você receberá um conjunto completo de arquivos da marca gráfica em diversas extensões digitais para uso em várias áreas: impressão, sinalização, ambientes digitais e comunicação interna.
Esses arquivos darão total autonomia de uso para você ou qualquer fornecedor.
Você também receberá uma prancha digital básica de padronização de uso com padrões de cores, desenho construtivo e orientações sobre cada extensão de arquivo que você recebeu.
Para sua tranquilidade, todos os seus arquivos serão mantidos em back-up.